Partido Progressista estuda a possibilidade de apresentar o que chama de “candidatura alternativa” no município
Um caminho opcional entre os coadjuvantes da eleição municipal em 2008. Esta é uma das possibilidades estudadas pelo Partido Progressista (PP) e outras siglas para o pleito em Novo Hamburgo.
Segundo o presidente municipal do PP, o médico Gilvan Fontoura, está existindo na cidade uma tentativa de construir uma candidatura alternativa, uma chamada terceira via, que possa concorrer contra os “ponteiros” da eleição, o prefeito Jair Foscarini (PMDB) e o deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT).
O primeiro encontro para discutir a possibilidade de um caminho opcional ocorreu no início deste mês, no ginásio da Brigada Militar, envolvendo correligionários do PSDB, PV, PTB e PP. No entanto, desta reunião, não saiu uma candidatura de consenso.
Para Fontoura, os partidos ainda estão estudando esta possibilidade. “Apesar do partido integrar o governo Jair Foscarini, não quer dizer que no próximo pleito não possa se tornar uma nova opção para a cidade e até indicar candidato próprio para compor uma terceira chapa eleitoral para 2008”, entende.
Fontoura argumenta que durante, o encontro dos partidos que estão tentando criar a “terceira via”, a motivação se fixava no fato das lideranças estarem em busca de uma alternativa viável para as candidaturas de Jair e Tarcísio. “Com isso, essa nova composição poderia correr por fora e chegar à prefeitura. Ou, na pior das hipóteses, retirar votos dos dois lados e com isso criar uma nova relação de forças no próximo pleito”, argumenta.