Cerimônia de formatura de policiais militares marcou aniversário de fundação da instituição na cidade
Enquanto a governadora Yeda Crusius destacava em Porto Alegre o aniversário dos 170 da Brigada Militar, em um ato realizado na Academia de Polícia Militar, nesta segunda-feira, dia 19, em Novo Hamburgo, o Comando Regional realizava uma cerimônia de formatura de novos policiais militares, dentro das comemorações da corporação.
Para a governadora Yeda, mais que seu valoroso trabalho como instituição policial, a Brigada Militar produziu heróis de ontem e de hoje: homens e mulheres valentes, com espírito cívico e amor ao próximo. Acompanhada do secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, ela definiu como um dos heróis da BM o soldado Emerson Ventura, de 33 anos.
O policial militar foi assinado há poucos dias, em ação de combate ao tráfico na Vila Areia, na capital gaúcha. “Em nome do Emerson – e dos seus familiares – recordo e homenageio todos os homens e mulheres que caíram corajosamente em batalha, em nome do nosso Estado e da nossa gente”, ressaltou.
Na mensagem aos oficiais, soldados e cúpula da segurança pública presente na cerimônia, Yeda destacou que “os enfrentamentos dos primórdios eram contra inimigos externos e facilmente identificáveis. Hoje, os criminosos estão entrincheirados no meio da própria sociedade, tentando arregimentar cada vez mais inocentes indefesos”.
Entre as várias personalidades presentes, estavam o secretário Mallmann, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o chefe da Casa Militar, Dalmo Itaboraí dos Santos Nascimento, o ministro do Tribunal de Contas da União, José Augusto Nardes, o procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, e o comandante do 5º Comar, Raul Ferreira Dias.
O último ato da cerimônia foi o lançamento da pedra fundamental do Memorial dos Heróis da BM. A Brigada Militar foi constituída em 18 de novembro de 1837. Ela teve como primeira denominação, Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Depois, passou a ser chamada de Força Policial, Guarda Cívica e Corpo Policial.