Para suprir a grande demanda por emissão do novo passaporte que contém 16 itens de segurança, o horário de atendimento foi ampliado
O horário de atendimento para emissão de passaportes na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Porto Alegre, será ampliado a partir desta segunda-feira, 19, passando a atender das 7h às 19h. Com o horário estendido os atendimentos diários devem duplicar, passando de 90 para 180.
O horário foi ampliado em função da grande demanda, desde que o novo passaporte brasileiro começou a ser emitido em agosto. O novo documento atende as normas estabelecidas pela ICAO (sigla em inglês para Organização Internacional de Aviação Civil), e é um dos modelos mais modernos do mundo, na cor azul e contendo 16 itens de segurança que devem tornar quase inviável a sua falsificação.
Confira o que é necessário
O primeiro passo é preencher o formulário disponível no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br/passaporte), informando a cidade onde deseja fazer o agendamento, e na nova tela que vai abrir é só ir seguindo os seis itens do passo-passo lendo as instruções.
Documentação necessária – Mesmo quem já tem passaporte, mas está vencido ou prester a expirar, não há renovação do mesmo, sendo necessário apresentar novamente todos os documentos originais.
Para maiores de 12 anos – Documento de Identidade; Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição; Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório; Certificado de Naturalização, para os Naturalizados; Comprovante de pagamento da taxa em REAIS, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União); Apresentar o Passaporte anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro;
Para menores de 18 anos
Exige-se exigida autorização expressa de ambos os pais, ou do responsável legal, em formulário próprio; A autorização dos pais para obter o passaporte não supre a autorização para viajar desacompanhado, a qual tem de ser específica; Se o menor for viajar para o exterior desacompanhado de um ou de ambos os pais, estes deverão preencher e assinar autorização de viagem, com firma reconhecida em cartório; A falta da autorização de um ou de ambos os pais ou do representante legal, será suprida pelo Juiz competente; Havendo justificadas razões outros documentos poderão ser exigidos a critério da autoridade expedidora.
Solicitação de emissão de passaporte
Neste ítem existe um cadastro comum que deve ser preenchido com todos os dados pessoais, endereço, número de documentos, entre outros, e ao final, será gerado um número de protocolo e uma Guia de Recolhimento da União (GRU), e serão abertas as opções para efetuar o agendamento para a data em que o requerente deverá ir pessoalmente à Superintendência apresentar os documentos informados.
No dia atendimento, será coletada eletronicamente a assinatura e as impressões digitais do solicitante bem como a fotografia digital. Para isso, a GRU já deverá estar paga e o indivíduo deverá trazer o número de protocolo que foi informado pelo sistema, além do comprovante de pagamento e os documentos originais.
Dúvidas sobre o preenchimento do formulário podem ser sanadas pelo telefone 0800.978.2336 ou pelo próprio site que possuiu um link com respostas para as perguntas mais freqüentes.