Os jovens de Novo Hamburgo estão atendendo o chamado da Justiça Eleitoral para que façam valer o seu direito de voto
A Justiça Eleitoral em Novo Hamburgo tem recebido em média 15 pedidos de novos títulos eleitorais ao longo deste mês de novembro e destes em torno de 70% são feitos por jovens eleitores de 16 e 17 anos, informa a chefe do Cartório da 76ª Zona Eleitoral, Ângela Hartmann Schneider Menezes.
Ângela atribui a grande procura por parte dos jovens a campanha da Justiça Eleitoral, que está sendo vinculada há um mês, em que os jovens brasileiros são convidados a fazer o seu título eleitoral. “Você sempre pode dizer o que pensa, mas, sem o título de eleitor você não será ouvido, agora se você tem 16 ou 17 anos já pode votar, basta para isso se dirigir ao cartório eleitoral de sua região levando um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço”, diz a chamada que está sendo vinculada nas emissoras de rádio e televisão do Brasil.
Finalmente a mensagem diz ao jovem que ele deve fazer o título eleitoral o mais rapidamente possível, para ser ouvido já nas próximas eleições de 2008. “Decida o futuro de seu país”, sugere a frase final escolhida pela Justiça Eleitoral.
A chefe Ângela acredita que depois de transcorrido todos os prazos de inscrição para o próximo pleito, o Tribunal Superior Eleitoral deverá divulgar o número final de novos jovens inscritos por município e também totalizar os eleitores de cada cidade gaúcha e brasileira.
Na tarde desta sexta-feira, dia 16, o jovem estudante hamburguense, James de Araújo, 16, estava no cartório de Novo Hamburgo, na Pedro Adams Filho, retirando o seu título eleitoral. Ele diz que fez o documento porque pretende em 2008, manifestar sua opinião política e começar a participar das decisões do país. “Digo aos jovens que uma pessoa sozinha não faz nada, porém, se houver mais união entre a gente será possível construir um Brasil melhor”, acredita.
