A quiropraxista Débora Compagnoni, além de explicações, ensina dicas que podem ser feitas até no local de trabalho pela saúde da coluna
A quiropraxista hamburguense Débora Compagnoni esteve palestrando nesta quarta-feira, 14, sobre a importância de cuidar da coluna e de uma boa noite de sono como forma de melhorar o desempenho e a segurança dos colaboradores do novohamburgo. org, durante suas jornadas de trabalho. Ela foi recebida pelo diretor Rodrigo Steffen.
Compagnoni utilizou o espaço para orientar o público participante sobre a importância de manter uma boa postura durante o trabalho. Também deu dicas sobre a forma adequada a ser adotada pelas pessoas quando elas forem levantar algum peso. Além disso, forneceu dicas de exercícios que podem ser feitos no próprio local de trabalho.
Débora Compagnoni é fisioterapeuta formada pela FEEVALE com pós-graduação em Quiropraxia pela FEEVALE em convênio com a Palmer College of Chiropractic – USA. Foi professora da FEEVALE de Fisioterapia e Quiropraxia. Também auxiliou a implantação do curso de Quiropraxia na Universidade Anhembi Morumbi/SP, ficando ela e a Feevale como os únicos centros universitário com curso de graduação em quiropraxia.
Afinal, o que é a quiropraxia?
A quiropraxia é um curso novo no País, e por isso, ainda sofre algumas questões pela falta de conhecimento das pessoas sobre a funcionalidade da área. Atualmente existem aproximadamente 400 profissionais formados atuando no segmento.
Para esclarecer o assunto, deve-se primeiramente entender que quiropraxia não é igual a fisioteraía. A Fisioterapia atua na reabilitação, enquanto a quiropraxia é uma promotora de saúde. Trabalha com a prevenção, evitando problemas que possam vir a incomodar. Ambas podem executar um eficiente trabalho agindo em conjunto.
Embora os quiropraxistas sejam procurados principalmente por problemas relacionados à coluna, a quiropraxia não é somente para tratar de coluna. O tratamento com a técnica pode ajudar em problemas ligados a articulações em geral, não faz uso de medicamentos e não tem contra-indicação.
Do neto ao avô.
Ao contrário do que muitos pensam, problemas de coluna e articulações não são problemas que atingem somente os idosos. Um quiropraxista pode tratar inclusive, recém-nascido. Débora explica que, pode acontecer do médico ao realizar o parto, causar uma torção no pescoço do bebê, pela falta de dilatação ou pelo tamanho da criança.
Este tipo de torção pode influenciar até na hora de amamentar. “O bebê não mama dos dois lados, porque quando a mãe troca de lado ele começa a chorar, o choro pode ser sinal de desconforto”, diz Débora. Ela ainda complementa, que o acompanhamento do bebê por um quiropraxista auxilia na diminuição da cólica dos três meses.
Débora salienta que a prevenção e a postura correta mantêm a saúde das vértebras e evitam futuras lesões. “A prevenção deve começar na infância, infelizmente na escola os professores não ensinam a sentar corretamente como ensinam a escovar os dentes”, questiona.
A quiropraxia no auxilio de problemas fisiológicos
Dormir bem é fundamental para que nosso organismo se regenere e trabalhe perfeitamente. Os fluídos circulam melhor enquanto dormimos, e determinadas substâncias hormonais só são liberadas durante o sono. Por isso, os distúrbios do sono devem ser tratados e a quiropraxia é uma boa opção para sanar o problema.
Problemas de coluna causam desconforto para dormir, e sem encontrar uma boa posição, a pessoa se mexe demais e não entra na fase do sono profundo, que é a mais reparadora, conseqüentemente, o indivíduo não fica descansado. Também é importante salientar que as vértebras da coluna estão relacionadas a alguns órgãos. Uma coluna em má posição pode comprimir o pulmão e dificultar a respiração, por exemplo.
Esportistas procuram cada vez mais a quiropraxia. Estudos comprovam que o rendimento daqueles que passam por um acompanhamento profissional é superior. Em São Paulo foram testados vários esportes entre eles o Golf, a Natação e o Jiu Jitsu.
A importância da quiropraxia
Ainda que uma modalidade nova, não se pode desconsiderar seus benefícios que buscam proporcionar mais qualidade de vida. Remédios analgésicos apenas amenizam a dor, não tratam o problema. A quiropraxia se propõe a um trabalho a longo prazo, mas que busca resultados eficazes e até mesmo definitivos.
No entanto, é extremamente importante que se verifique a formação profissional de quem vai lhe atender. “A quiropraxia é extremamente séria. Porém por ser uma novidade acaba sendo vítima de charlatanismo”, concluiu Débora.
