Aumento de ocorrências de violência doméstica motiva cidade do Vale do Sinos a fazer a reivindicação oficial
Sapiranga quer ter a sua Delegacia da Mulher, a exemplo de Novo Hamburgo. O aumento no número do registro de ocorrência de violência doméstica fez o município apresentar o pedido oficialmente à Secretaria Estadual da Segurança Pública.
Em audiência em Porto Alegre, o secretário José Francisco Mallmann recebeu em seu gabinete o deputado estadual João Fischer e o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Sapiranga, Pedro Ivo, quando ouviu o pedido para a criação de um Posto de Atendimento à Mulher no município do Vale dos Sinos.
Segundo Fischer, cerca de 90 casos de violência contra o sexo feminino são registrados mensalmente na Delegacia de Polícia local. Já Pedro Ivo ressaltou que o fato estaria diretamente associado ao excesso no consumo de álcool e a própria cultura local, onde o homem é criado para ascender de forma dominadora sobre a mulher.
Para a implantação do Posto, foi solicitado a Mallmann a designação de uma policial escrivã para Sapiranga. Outra reivindicação disse respeito a liberação de uma viatura para a Brigada Militar do município.
Mallmann informou que as solicitações trazidas ao encontro serão encaminhadas ao Chefe de Polícia e ao Comando-Geral da Brigada Militar. Ele ainda destacou que 40% dos inquéritos policiais no Estado estão ligados diretamente ao consumo excessivo de álcool e que a proposta de restrição ao consumo e comércio de bebidas alcoólicas precisa ser assumida pelos municípios.