Jogos da Integração movimentam terceira idade em Tramandaí, e Novo Hamburgo marca presença
Tramandaí se transformou na segunda casa de dois mil idosos desde quinta-feira e até o domingo. Eles participam da 10ª edição dos Jogos de Integração do Idoso do Rio Grande do Sul, promovido pela Fundação do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). São quatro dias de atividades culturais, esportivas e de lazer.
Na sexta-feira, por exemplo, foi dia de esporte. Um dos atletas participantes mais animados foi o hamburguense Oscar Aloysio Weile, de 79 anos, que participa dos Jogos há cinco anos. Ele é integrante do grupo do Centro Universitário Feevale, que representa Novo Hamburgo na atividade.
“Quando me aposentei, me senti inválido, mas hoje, com quase 80 anos, me sinto novo. Pratico hidroginástica, faço caminhadas e me inscrevi para as disputas do handebol. Sou o mais velho da turma, mas nunca desanimo. Pelo contrário, dou forças para os outros”, conta.
Outro que demonstra satisfação com os jogos é o também hamburguense Carlos Finck, diretor-presidente da Fundergs. Feliz com a organização do evento, ele foi bastante elogiado pelo prefeito de Tramandaí, Edgar Rapaki. “Ele fez o que pôde para o sucesso dos jogos, superando obstáculos para fazer deste um evento dessa proporção”, afirmou Rapaki.