Espanhóis anunciam parceria cultural e tecnológica com o município no encerramento da Mostratec 2007
Novo Hamburgo será uma das primeiras cidades brasileiras a entrar no roteiro cultural internacional espanhol, que está sendo lançado no País através de uma delegação formada pelo jornalista da TV RTDA, Antonio Jordoñez Martinez, e pelo servidor público responsável pelo controle informático da administração pública espanhola, Javier Albaladejo Jurado.
Eles estiveram visitando a cidade durante a 22ª Mostratec, na Fundação Liberato, que encerra oficialmente neste sábado, com a premiação dos melhores trabalhos. Jordoñez e Albaladejo circularam pelo evento na sexta-feira, acompanhados do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diego Martinez.

Conforme o jornalista Jordoñez, o projeto terá uma coordenação no Brasil a partir da cidade de São Paulo, a ser desenvolvida pela advogada Tânia Mota de Oliveira. Ela e a administração municipal de Novo Hamburgo, além das empresas privadas parceiras, manterão um canal de comunicação através da internet, no endereço www.industriacultural.org.
Jordoñez e Albaladejo ainda contaram ao novohamburgo.org que a passagem pela cidade não se restringiu à Mostratec. Conforme os visitantes europeus, eles já visitaram a Feevale e outros pontos de referência de Novo Hamburgo em busca de parceria cultural e tecnológica para os projetos espanhóis para o Brasil.
Feira internacional
A diversidade cultural e a representação de diferentes povos foi a marca da Mostratec em 2007. O evento esteve repleto de visitantes oriundos de mais de 22 países. Conforme os organizadores, a visitação esteve próxima das 20 mil pessoas. A feira encerrou para o público às 21 horas desta sexta-feira, mas para este sábado está agendada a distribuição de prêmios aos destaques do evento.