A rede municipal de Novo Hamburgo abre suas matrículas e rematrículas a partir desta segunda-feira e conta com cinco mil novas vagas
O processo de rematrículas para vagas nas escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil para o próximo ano letivo, começam nesta segunda-feira, dia 5 e seguem até 14 de novembro. Para alunos novos o prazo de inscrição se estende até o dia 30, sendo que o período de matrículas para esses estudantes vai de 5 a 14 de dezembro para ensino fundamental e de 17 a 21 dezembro para educação infantil.
Os ajustes de matrículas serão feitos nos dias 20 e 21 de dezembro. As diretrizes para o próximo ano foram discutidas na última quinta-feira, 1º, em solenidade no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Participaram diretores, secretários de escola e integrantes da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) e receberam uma boa notícia, cinco mil, novas vagas para o ensino fundamental e educação infantil.
Outra conquista importante anunciada foi a contratação de 40 novos professores para a rede. Na reunião, uma equipe de profissionais do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura apresentou o Sistema Informatizado de Gestão Educacional (Siged), criado para gerenciar o cadastro de alunos na rede municipal. Com ele, as escolas têm uma ferramenta qualificada para obter informações precisas num curto espaço de tempo.
Atualmente a rede municipal conta com 26 mil alunos matriculados em 75 escolas. “Somos uma grande equipe. Sei que cada escola possui suas particularidades mas este é o momento para definirmos todas as metas que temos em comum e agregar ainda mais qualidade para nossas instituições” , definiu a titular da Smed, Maristela Guasselli em seu pronunciamento durante o encontro.
A Smed tem ampliado os investimentos para garantir a qualidade de ensino no próximo ano. Só neste ano, foram feitas reformas, ampliações e novas construções com um investimento de R$ 8 milhões em 27 obras. Uma delas é a construção da nova escola Adolfina Diefenthaler que será inaugurada no dia 1° de dezembro na Vila Diehl.
Em 2008 uma nova escola será finalizada no bairro de Lomba Grande, com capacidade inicial para 600 alunos. A instituição será equipada para receber pessoas com necessidades especiais, refeitório, quadra coberta e espaço para projetos curriculares como esporte, dança, música, xadrez, literatura, laboratório e sala de recursos, além de um moderno laboratório de informática.