Assembléia pode proibir transferência da folha de pagamento para outro banco que não o Banrisul, a exemplo do que faz Novo Hamburgo
Uma manobra na Assembléia Legislativa busca privilegiar o Banrisul. Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da casa, a proibição da transferência da folha de pagamentos dos municípios gaúchos para outro banco que não o Banrisul, a exemplo do que faz a prefeitura de Novo Hamburgo.
O Projeto de Lei 252/2007 obriga os municípios a manterem a folha de pagamento dos servidores na instituição. O autor da proposta é o deputado Gilberto Capoani (PMDB), que diz que a transferência da folha salarial foi uma alternativa encontrada por várias prefeituras para aumentar o fluxo de caixa.
Novo Hamburgo, por exemplo, realizou em março deste ano um leilão presencial que definiu que o Banco Santander como responsável pela folha de pagamento dos servidores municipais durante cinco anos, pagando ao Município a quantia de R$ 7,4 milhões.
Entretanto, Capoani acredita que, além de causar prejuízos ao Banrisul e ao desenvolvimento da economia gaúcha, a medida não resolverá de forma definitiva os problemas financeiros dos municípios.
“Fui prefeito e me sensibilizo com a carência de recursos das prefeituras e o quanto elas fazem com tão pouco para atender as demandas de suas comunidades. Porém, não será enfraquecendo o Banrisul que os municípios irão se fortalecer economicamente, e, sim, com uma ampla reforma tributária”, diz.
Quem também saiu em defesa da proibição foi o presidente do Banrisul, Fernando Lemos. “Nós prestamos serviços em todos os municípios e já estamos conversando com a Famurs para intensificar a relação com as prefeituras e retornar às comunidades com mais prestígio”, anunciou Lemos.
O projeto que obriga os municípios a manterem suas folhas no Banrisul foi alvo de críticas do vice-governador Paulo Feijó, em entrevista recente ao novohamburgo.org. “Não sou contra o Banrisul, só quero que ele compita no mercado e não tenha privilégios. Folha de pagamento das prefeituras, por que tem que ficar no Banrisul? Tem que ficar naquele que prestar o melhor serviço pelo melhor custo”, disse Feijó.