A cerimônia acontecerá na quarta-feira, dia 31, após às 10h30min, na praça 20 de Setembro
Os Luteranos de Novo Hamburgo estarão realizando na quarta-feira, dia 31, uma cerimônia de comemoração aos 490 anos da Reforma Luterana no Brasil. A atividade terá início às 10h30min, na praça 20 de Setembro, com uma exposição histórica e cultural sobre a trajetória das igrejas Evangélicas no município.
Segundo o pastor Hardi Brandenburg, da Igreja Evangélica da Ascensão, além da exposição está previsto uma série de atividades após às 15h, que culminará com uma celebração de encerramento, às 19h, na praça. Em caso de chuva a atividade será transferida para a igreja da Ascensão.
Dentro da programação da celebração hamburguense, às 15h, deve começar o encontro de mulheres; às 16h, deverão começar chegar na praça os idosos e por volta das 18h30min, começa o encontro de jovens, com músicas de bandas. “A comunidade terá a oportunidade de conhecer ao ar livre um pouco mais da história dos povos evangélicos”, comenta o pastor.
Sobre o criador da Igreja Evangélica, o pastor conta que Martim Lutero nasceu a 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben/Alemanha, sendo filho de uma família de mineiros pobres. Estudou filosofia e direito e no ano de 1505 entrou para a Ordem dos Agostinianos. Tornou-se monge, sendo ordenado sacerdote no ano de 1507.
Defendeu tese de doutoramento em teologia no ano de 1512. Leciona na cidade de Wittenberg, onde desencadeia, a partir de um estudo acurado das Sagradas Escrituras, um movimento que modificará profundamente o cenário eclesiástico ocidental. Em 1517 publica 95 teses em que preconiza reformas no interior da Igreja Católica. Não encontrou acolhida para as suas propostas, sendo excomungado no ano de 1521. Sua morte ocorreu em 1546, quando o movimento de ruptura com a Igreja Católica Romana, havia acontecido irremediavelmente.