O personagem Hannibal Lecter, famoso com a interpretação de Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes (1991), volta a ser protagonista de Hannibal – A Origem do Mal. Desta vez, o enredo conta a origem de seu apetite bizarro, revelando detalhes de sua infância e juventude.
Segundo a história, na infância, Hannibal Lecter remontam à Segunda Guerra Mundial, vivia na Lituânia com seus pais e uma irmã caçula, na época da 2a. Guerra Mundial, quando um grupo de nazistas acaba dizimando a família. Sobrevivem apenas as crianças. O menino e a irmã Mischa são encontrados por um grupo de aventureiros desgarrados e coisas horríveis acontecem com eles. Só Hannibal sobrevive.
Hannibal já um adolescente, interpretado pelo francês Gaspard Ulliel, que foge do orfanato onde mora e vai para Paris. Lá é recebido pela viúva de seu tio, a misteriosa Murasaki (Gong Li), de quem se torna amante. A relação entre os dois é um dos pontos que definem sua personalidade, explorando seu lado mais obscuro.
O objetivo do jovem Hannibal é se vingar de cada um dos homens que fizeram mal a ele e mataram sua irmã caçula. Para ter certeza de que o fará com precisão, ele chega a se matricular numa escola de medicina para aprender as técnicas corretas de corte de corpos humanos.
O longa tem uma aparência mais sofisticada, com fotografia caprichada e alguma reconstituição histórica – mas com a mesma sanguinolência de apresentar banquetes bizarros. O roteiro é assinado pelo escritor Thomas Harris, criador do canibal, que primeiro escreveu o filme e depois o transformou em livro.