Farmácia de manipulação surgiu em Sapiranga há seis anos e meio e aposta na qualificação e investimentos para se manter no mercado
Atuando há seis anos e meio, a Ana Derme Farmácias de Manipulação foi fundada inicialmente em Sapiranga e hoje conta também com uma filial em Novo Hamburgo, no Centro Clínico Regina. Para 2007, o objetivo da empresa está na qualificação continuada e nos investimentos.
A Ana Derme foi criada pela farmacêutica Ana Paula e seu irmão Tiago Dieter em 2000. Segundo Tiago, a escolha por Sapiranga se deu por uma questão familiar.
“Nosso pai, um dos advogados mais antigos da cidade, tinha a Imobiliária Juarez há 25 anos, sendo a primeira de Sapiranga. Com isso, agregaríamos ao nosso empreendimento todos os frutos que meu pai colhia ao longo desses anos”, acredita.
Em 2004, os sócios irmãos resolveram expandir a Ana Derme, se incorporando a um novo empreendimento: o Centro Clínico Regina de Novo Hamburgo. A opção, neste caso, levou em consideração a importância dos 70 anos de tradição do Hospital Regina, referência na região e no Estado.
Tiago diz que para a Ana Derme se manter no mercado, não poderia ser apenas mais uma. “Abrir farmácia, de certa forma, não é tão difícil, mas destacar-se, sim, é uma missão quase impossível”, entende.
Para buscar o destaque a que Tiago se refere, ele conta que a Ana Derme iniciou com modernos laboratórios, dotados de equipamento de alto padrão. “O que pode ser verificado por qualquer um que vá até uma de suas unidades, seja em Sapiranga ou Novo Hamburgo, pois os laboratórios são visíveis ao público, demonstrando a transparência dos processos realizados na manipulação dos medicamentos e cosméticos”, conta.
Há mais de dois anos, a farmácia participa do Programa de Qualificação Anfarmag, que visa aperfeiçoar os procedimentos técnicos e que avalia anualmente o controle de qualidade das matérias-primas e dos processos envolvidos na manipulação.
Segundo Tiago, a qualidade Ana Derme foi avaliada como excelente em todos os testes realizados. Além de auditorias, os produtos Ana Derme passam por avaliações em laboratórios credenciados externos.
Sobre a necessidade de continuar investindo, Tiago explica que qualidade e aperfeiçoamento geram custos, mas que esses investimentos são o principal cartão de visitas que os clientes orgulham-se em verificar.
Para 2007, a Ana Derme espera dar continuidade aos programas de qualificação continuada e aos investimentos na linha de cosméticos, hoje industrializados. A Ana Derme Cosmetic, que foi lançada em agosto, no aniversário de seis anos da Ana Derme, já industrializou 34 produtos cosméticos, desde xampus, condicionadores, hidratantes e uma linha exclusiva só para homens, uma das maiores do gênero atualmente no Brasil.