Artista plástico Anderson Neves volta a Novo Hamburgo após dois meses de exposições na Europa
Anderson Neves voltou encantado da Europa. Depois de expor por praticamente dois meses na França e na Itália, o artista plástico de Novo Hamburgo se diz impressionado com a cultura e a valorização da arte no Velho Continente.
Confira fotos de Neves na Europa
Em 18 de junho, Neves embarcou para a França para exibir algumas de suas obras, além de produzir novos trabalhos. Desde o início de sua aventura no La Charett, um café teatro próximo a Lyon, o hamburguense foi bastante elogiado, sendo até assediado pela imprensa local, curiosa com seu talento.
Em terras francesas, o artista plástico teve suas 30 obras aprovadas com louvor para exposição pelo artista Michel Cornu, que foi restaurador do Museu do Louvre e é bastante famoso no país europeu.
Anderson ainda esteve por uma semana em Paris, hospedado na casa do amigo francês Laurent Dieval. Feliz pela oportunidade, o artista já agendou uma exposição na capital da França durante uma semana, em 2008. “Se eu tivesse ficado mais um mês por lá, os resultados da exposição teriam sido ainda melhores. Terei que voltar, pois há vários trabalhos encomendados”, conta.
Na Itália, Neves expôs em Veneza, a convite do Hotel Agli Artisti (Hotel dos Artistas), por onde já havia passado em 2004. Das duas exposições, o artista trouxe poucos trabalhos de volta ao Brasil. No entanto, os hamburguenses terão a oportunidade de conferir de perto as obras que foram bem sucedidas na Europa, possivelmente no próximo mês, em data ainda a ser divulgada.
Tratamento de luxo
Desacostumado com tamanha receptividade ao seu trabalho no Brasil, Anderson Neves foi alvo de reportagens em jornais franceses e de elogios de pessoas de todas as partes do mundo que visitaram as suas exposições na França e na Itália.
Ele conta que era abordado por pessoas da Rússia, Índia e Arábia Saudita, por exemplo, que chegavam a dar o endereço de suas residências nos países de origem, convidando o artista plástico a conhecer suas casas e expor suas obras.
Todo este sucesso rendeu conquistas ao hamburguenses. Anderson Neves agora tem como marchand o amigo colecionador de arte Jean-Pierre Reynaud, que o levou para a França. Juntamente com Michel Cornu, o artista plástico deve participar de exposições em diferentes lugares do mundo.
Para 2008, além de uma semana em Paris, Neves deve ainda mostrar seu trabalho em Portugal (o convite de portugueses foi feito pessoalmente em Veneza), na Alemanha (onde mostrará trabalhos que retratam descendentes de imigrantes germânicos), além dos novos mercados da arte: Japão, Estados Unidos e China.
Michel Cornu em Novo Hamburgo
Em boa parte destes novos compromissos pelo mundo, Neves deve ter a companhia de Michel Cornu, artista que é famoso na França, mas que não costuma expor fora do seu país. No entanto, uma exceção no caminho de Cornu deve ser em Novo Hamburgo, adianta Anderson.
A idéia é que já no mês de setembro o pintor francês mostre seus trabalhos na cidade, em data e local ainda a serem definidos. Para isso, Anderson Neves adianta que irá buscar patrocinadores que viabilizem esta histórica exposição.
Enquanto isto, o artista plástico voltou à rotina e já está retomando suas aulas de pintura no bairro Hamburgo Velho, junto à galeria Leões da Arte, em frente à Fundação Scheffel. Para contatar Anderson Neves, o telefone é 3527-3210.