O Projeto Mentes Coloridas empresta sua criatividade para a decoração do Museu do Calçado durante a Semana Nacional dos Museus, entre 14 e 20 de maio.
Para a semana comemorativa dos Museus, o Museu do Calçado de Novo Hamburgo recebe uma decoração muito especial. Ela será composta por pinturas de artistas com necessidades especiais, como paralisia física e mental e síndrome de down.
Os artistas integram o projeto Mentes Coloridas da cidade de Novo Hamburgo. Na terça-feira, dia 27 o grupo fez um reconhecimento do acervo do Museu, dando assim, o primeiro passo para o início dos trabalhos. A partir disso, o desafio de cada um é reproduzir em tela o calçado que mais lhe chamou a atenção.
O trabalho do grupo é orientado por uma equipe multidisciplinar e liderado há cerca de 10 anos pelo artista Mai Bavoso. “Agora eles estão pegando informação para depois pintar as telas”, explica o artista. Mai afirma que o projeto contribui para a inclusão desses artistas na sociedade. “Eles estão conhecendo a sociedade que os desconhece. Estão conhecendo a arte do lugar que eles vivem”, observa.
Empolgada com o novo desafio, Cátia, 41 anos estava entre os mais entusiasmados na visita ao Museu. “Eu gosto de pintar sapatos. Eu vou fazer bem colorido”, entregou. O sapato que a artista mais gostou foi o tênis doado pelo jogador André Heller, meio-de-rede da Seleção Brasileira de Vôlei.
Elisabete Belotto, formada pela Feevale em Ensino da Arte na Diversidade, ela trabalha há cinco anos no projeto e, como seu colega Bavoso, entende a iniciativa como de inclusão às pessoas com necessidades especiais na sociedade. “Os benefícios são inúmero, a começar pela cidadania e a socialização. Eles participam de eventos, tem convívio com outras pessoas”, destaca a arte-educadora.
As pinturas das telas serão feitas no ateliê do grupo que funciona nas salas cedidas pela concessionária Sinoscar, que adotou o Mentes Coloridas. O projeto também recebe apoio da GM, através do projeto “Gaúcho, Conte Comigo”.
O Museu Nacional do Calçado está localizado no Campus I do Centro
Universitário Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo
Velho, Novo Hamburgo). O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira,
das 14h às 18h e das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h15min às 12h. Mais
informações: (51) 3584-7101.