O fato inédito agitou a escola Hermes da Fonseca no último dia 23. No tanque de criação da escola onde vivem quatro tartarugas adultas da espécie tigre d’água nasceram três filhotes
Uma bela novidade na Escola Municipal Hermes da Fonseca, no bairro Liberdade. No dia 23 de março os alunos encontraram três filhotes de tartaruga no tanque de criação da escola. Esse espaço foi construído há 10 anos para abrigar quatro tartarugas adultas que haviam sido doadas pelos moradores, mas o nascimento de filhotes é um fato inédito na escola.
A diretora escola, Isabel Blankennheim, consultou um veterinário para esclarecer o acontecimento. “Ele contou que é difícil acontecer nascimentos de tartarugas em tanques de criação, ainda mais num lugar movimentado como em uma escola”, diz Isabel. Seguindo orientação do veterinário, a diretora retirou os filhotes do tanque para que os adultos não os machuquem.
Os repórteres Mirins da escola, equipe de alunos que confecciona o jornal da Hermes da Foneseca, iniciaram nesta semana uma campanha para a escolha dos nomes para as tartaruguinhas. As crianças ficam encantadas com os filhotes. “Elas são, agora, os xodós da escola” confessa a aluna Flávia Cardoso, de 10 anos.
Os pequenos repórteres estão sendo orientados a utilizar o nascimento das tartarugas como uma boa oportunidade em trabalhar sobre temas de educação ambiental. “Algumas professoras já estão elaborando atividades para realizar com os alunos sobre a conscientização e preservação do meio ambiente”, afirma a professora Carla Ferraz.
Segundo o biólogo Carlos Normann, diretor do Verde da Secretaria de Meio Ambiente, o acontecimento atesta a boa maneira que as tartarugas estão sendo tratadas. “A reprodução delas é um sinal dos cuidados que a escola vem tendo com os animais”, salienta.