Plataforma de pesca que avança mais de 500 metros no mar é o principal ponto de visitação da praia ao sul de Tramandaí
Cidreira é uma das praias mais antigas do litoral norte gaúcho, localizada nas proximidades de Tramandaí, distante a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre pela RS-040. É também uma praia de bastante extensão, com aproximadamente 10 quilômetros de faixa de areia clara e dunas.
Apesar de não ter as belezas naturais de Torres e o agito do veraneio de Tramandaí, Cidreira não deixa de ser mais uma praia charmosa do litoral do Rio Grande do Sul. Seu nome tem origem em uma fazenda que, junto com outras, formava a sesmaria de Cidreira lá pelos idos de 1767.
Entre as atrações do município litorâneo, podem ser citados o mar, plataforma de pesca, surfe, música, futebol na areia, concha acústica, parque de diversões, gastronomia, lagos e uma das maiores reservas de dunas da América Latina.
O ponto de maior visitação de Cidreira é mesmo a sua plataforma de pesca, localizada na praia de Salinas. São 550 metros mar adentro, reunindo dezenas de pescadores que elaboram diariamente um ranking da pesca. A plataforma atende pelo telefone 3681-1250.
Destaque também para o farol de Cidreira, localizado entre os balneários de Salinas e Nazaré, que presta auxílio às embarcações em seu curso com uma potente iluminação – um facho de luz com um alcance de 30 quilômetros.
Além da RS-040, Cidreira possui outra via de acesso: a RS 786, que liga o município a Tramandaí, além de sua ligação ao balneário Pinhal pelas duas rodovias e também pela RS-784.