Mais agitados no período de férias, pequenos devem se alimentar bem, ingerir líquidos e cuidar com exposição solar
É durante a temporada de verão que as crianças acabam passando mais tempo agitadas, cheias de atividades, seja em casa ou em ambientes externos. É por isso que a estação mais quente do ano é aquela que exige cuidados especiais com os pequenos. Até porque no verão surgem doenças oportunistas, que necessitam de prevenção.
O perigo da estação em termos de saúde infantil reside principalmente nas doenças diarréicas, que, além da disenteria, também provocam vômito e febre. O problema é geralmente provocado por vírus que se alojam em alimentos mal-conservados do calor.
A qualidade dos alimentos que a criança está comendo e a quantidade de líquidos que ela está ingerindo são dois pontos importantes. A desidratação se torna freqüente no calor intenso, principalmente na praia. Por isso, é importante que os pequenos vistam roupas leves, claras e de algodão. Assim, eles transpiram menos.
Em caso de dúvidas, a recomendação é não inventar. Ao surgimento de qualquer indício de doença, a criança deve ser levada ao médico.
Cuidados ao sol
Ao ar livre, as crianças devem usar bonés e bloqueadores solares, com fator de proteção superior a 50 ou 60. É bom lembrar que os pequenos devem ser bem hidratados e nem devem permanecer sob o sol após às 10 horas.
O cuidado é necessário porque casos de insolação ocorrem mais rapidamente em crianças e as queimaduras de áreas extensas acabam trazendo riscos à vida. Os pais devem estar atentos aos filhos, fazendo com que eles ingiram líquidos quando estiverem expostos ao sol.