Médico veterinário dá dicas para que nossos animais domésticos não sofram tanto com o calor da estação
O médico veterinário Flávio Fernandes respondeu ao portal novohamburgo.org sobre alguns questionamentos típicos da estação quanto ao cuidado com os animais domésticos. Confira a seguir e tira suas dúvidas:
Quais os cuidados mais freqüentes que devemos ter com nossos animais de estimação no verão?
No verão devemos nos preocupar com a troca freqüente da água para beber dos animais (sempre mineral e fresca), com o controle de ectoparasitas (pulgas, carrapatos, mosquitos), cuidados com o excesso de exposição ao sol, banhos quinzenais, vermifugações e vacinações rigorosamente em dia.
Que raças de gatos sofrem mais com o calor?
Os gatos de pelagem compridas (persa, himalaio, etc).
De quanto em quanto tempo o cachorro pode ser tosado?
Vai depender do tipo de pelagem que o animal possui, e do ambiente que ele freqüenta na casa, além do padrão que cada raça despende. Por exemplo: um Schnauzer tem que realizar a manutenção mensalmente do corte padrão, já um poodle pode ter a tosa renovada a cada 2 ou 3 meses.
Posso dar banho no meu gato em casa?
Pode, desde que você tenha um secador bom, mas a recomendação prática e salutar é levar em banhos especializados.
Quais doenças são mais comuns nos animais nesta estação?
Os vírus da cinomose, parvovirose e adenovirose surgem mais nesta época pelas condições climáticas (quente e úmido). A leptospirose também é importante, pois nos dias de temporais e alagamentos a forma de contágio aumenta. As doenças que o carrapato transmite também ficam mais em evidência por haver grande incidência do parasita nos animais, por isso é extremamente importante manter em dia a vacinação e o controle de ectoparasitas.
Os bichos também sofrem se ficam expostos ao sol?
Muito. Tem que haver sombra e água fresca para os nossos amigos.