Alunos querem conhecer a menina que localizou o mapa da escola lançado ao mar em uma brincadeira de caça ao tesouro
Uma brincadeira de caça ao tesouro movimentou o ano na Escola Pindorama. Alunos da 4ª série, turma B, juntamente com a professora de Filosofia, Marli Elena Bressler, iniciaram já em 2005 uma atividade que consistiu em montar um mapa do tesouro e jogá-lo ao mar.
Para começar a brincadeira, os alunos realizaram na sala de aula, atividades de localização espacial, onde procuraram a escola, a cidade de Novo Hamburgo e o Estado do Rio Grande do Sul. Tratando a escola como um tesouro, eles fizeram um mapa, com pistas que indicavam onde fica o Pindorama. Foram feitas 10 cópias do mapa e cada uma foi colocada em uma garrafa.
As garrafas foram jogadas ao mar no final de fevereiro de 2006 por uma empresa de propaganda que utiliza aviões na orla marítima. Segundo a professora Marli, a experiência contribui para a melhoria das relações entre as pessoas e para o melhor entendimento dos diversos aspectos da realidade bem como do conteúdo e significado das idéias.
Das 10 garrafas enviadas, apenas de uma retornou. Ela foi encontrada em fevereiro de 2006 pela estudante Juliana, de Caxias do Sul. Ela então trocou e-mails com a turma desde agosto. Abaixo segue trechos de um e-mail de Juliana contando como achou o mapa:
Segundo contou a menina que encontrou a garrafa, ela estava na praia de Mariápolis. Dentro do mar, diz ter sentido algo bater em sua perna. A emoção então foi grande quando pegou a garrafa e viu que havia um mapa dentro.
“Quando chegamos em casa abrimos a garrafa com um facão de cortar churrasco, enquanto comíamos pão de queijo e ouvíamos música. Olhamos o mapa, vimos o tesouro e decidimos mandar um e-mail assim que voltássemos para Caxias. Eu fiquei responsável por guardar o mapa na minha mochila e mandar o e-mail.”
Para os alunos Lucas Backes Rodrigues e Victor Hugo Machado Silveira, da Pindorama, é muito bom alguém ter respondido a mensagem. A intenção em 2007 é trazer a menina Juliana para conhecer a Escola Pindorama.