O Festival de Coros do Vale do Sinos deste ano vai celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, destacando a rica herança cultural e musical trazida pelos imigrantes, que resultou nas ainda presentes sociedades de cato. O evento da Associação de Coros de Novo Hamburgo (ASCO-NH) ocorrerá entre os dias 25 e 28 de setembro.
Essa será a 57ª edição do evento, que contará com a participação de 26 coros da região, que se apresentarão no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo. As atividades iniciam sempre às 20h e a entrada é franca.
Além disso, o festival prestará uma homenagem especial aos Coros Júlio Kunz de Novo Hamburgo, União de Estância Velha e Santa Cecília de Dois Irmãos, reconhecendo sua longevidade e contribuição à música coral. Estarão ainda no palco artistas de Bom Princípio, Capão da Canoa, Pareci Novo, São Leopoldo, entre outras cidades.
Estilos e culturas variadas
Em cada noite, de cinco a oito conjuntos de vozes se apresentam; com repertórios que vão do sacro ao popular, em variados gêneros musicais com arranjos para o canto em grupo.
“Além de emocionante, o Canto Coral representa uma das principais heranças germânicas na região”, diz o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.
LEIA TAMBÉM: Nestor Luiz Trein: “Estância Velha, a nova idosa”
Legado reconhecido
Em agosto de 2013 foi aprovada a Lei Municipal nº 2.585, conferindo oficialmente o reconhecimento do Canto Coral como patrimônio imaterial da cidade de Novo Hamburgo. Para a presidente da Associação de Coros de Novo Hamburgo (ASCOR-NH), Ana Specht, a presença no evento oportuniza “conhecer, prestigiar e se aproximar do cantar de pessoas que se reúnem e ensaiam semanalmente”. Ela explica como será a dinâmica do 57º Festival de Coros do Vale do Sinos.
“Na primeira noite, o palco está reservado para coros que desenvolvem um repertório de músicas sacras e gospel. Nas demais noites, coros que apresentam um programa variado, com músicas populares e eruditas”, conta.
Calendário de apresentações
- Quarta-feira – dia 25: Grupo Vocal Cantate; Coro da Congregação São Paulo de Novo Hamburgo; Grupo Vocal Juad e Coral MBCV; Coro Misto do Seminário Concórdia; Coral da Ascensão
- Quinta-feira – dia 26: Coral Infanto Juvenil de Capão da Canoa; Vocal Phoenix; Coral Santa Cecília; Madrigal Presto; Coro Adulto Cantares; Coro Júlio Kunz; Coral Municipal Cultural de Pareci Novo; Coral Vozes do Morro
- Sexta-feira – dia 27: Coro Juvenil Feevale; Gente Que Canta; Meninos Cantores de Novo Hamburgo; Vocal Crossover; Vocal Vizinhares; Coral Doze e Quinze; Vozes do Porteira
- Sábado – dia 28: Coral à Capella Luizinho; Coral Entretantos; Coral União; Coro Feevale; Tom de Mulher; Coro Masculino de Bom Princípio.
Contato com a ASCOR pode ser feito pelo telefone (51) 98045292 ou pelo e-mail [email protected].