O mês de novembro é marcado pela prevenção da saúde do homem e dezembro pela Luta Mundial contra a AIDS. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo realiza, nesta sexta-feira, 1º de dezembro, uma atividade em alusão aos temas na Praça do Imigrante, no Centro.
A partir das 9h até as 20h, o evento busca estimular a população a aderirem à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial, a AIDS. Serão oferecidos os exames de hemoglicoteste (HGT), HIV, HV, Sífilis e verificação de pressão arterial. Ainda haverá uma blitz de prevenção com shows artísticos, distribuição de preservativos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também estão programadas oficinas do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), orientações nutricionais e para parar de fumar, distribuição de mudas de plantas e roda de chimarrão, com distribuição de erva-mate e água quente. Aulas de alongamento e voluntários realizando maquiagem e penteados também estão previstos.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Dr. Antônio Fagan, as atividades têm como objetivo enfatizar a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST), em especial, o HIV. O diagnóstico precoce facilita o tratamento, evitando complicações da doença. “A campanha quer atingir, sobretudo os jovens, segmento importante no aumento dos casos de infecção pelo vírus”, comenta Fagan. Para o secretário de Saúde é imprescindível ressaltar que a luta para coibir a transmissão da AIDS é contínua em Novo Hamburgo. Ações preventivas são realizadas durante todo ano, bem como a disponibilização gratuita dos testes de sorologia para HIV, Sífilis e Hepatites Virais.
Paralelo as atividades de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis também acontece o dia D do Novembro Azul. O evento ocorreria no Parcão no último sábado, dia 25, mas foi cancelado devido à chuva. Na atividade serão realizadas coletas de sangue para a verificação de PSA. A sigla inglesa PSA significa Antígeno Prostático Específico e se refere a um exame simples de sangue bastante usado para contribuir com o diagnóstico do câncer de próstata.