O colégio era reivindicação antiga da comunidade, composta por quatro distritos de Caxias do Sul e oferece até o Ensino Médio, além de infraestrutura e equipamentos modernos
A Escola Estadual de Ensino Médio no Distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, iniciou o ano letivo na última segunda-feira, 1º, desfrutando melhorias na infraestrutura e aquisição de equipamentos, como computadores para salas de aula digital. A governadora Yeda Crusius esteve presente na inauguração da escola onde foram investidos cerca de R$ 1 milhão.
Yeda destacou que os jovens que já estiveram no Ensino Fundamental têm, agora, a oportunidade de aprender seu ofício, em um ambiente rural. “Entretanto, o mais importante é o respeito para com a comunidade ao entregarmos esta escola bem equipada”, disse a governadora. Estão matriculados na instituição 295 alunos, que começaram a frequentar as aulas nesta segunda-feira.
O colégio é uma antiga reivindicação da comunidade, composta por quatro distritos: Fazenda Souza, Santa Lúcia, Vila Seca e Vila Olíva. “É o sonho desta população desde que perdeu o Ensino Médio. Queremos voltar a ser o Estado número 1 em Educação no país, e isso se faz com ações, com espaço físico adequado, além de professores qualificados e material didático”, acrescentou a governadora, ao salientar que as verbas para manutenção da escola estão garantidas.
As obras da escola foram retomadas em 2008 e ela possui 900 metros quadrados de área construída, onde dispõe de seis salas de aula – duas com capacidade para 35 alunos e quatro para 30 alunos. O prédio de dois pavimentos tem ainda refeitório, cozinha, laboratório de Ciências, conjuntos sanitários, área de serviço, biblioteca, salas de direção, dos professores e de coordenação pedagógica.
Informações: Secretaria de Educação RS
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini