Mostra de tecnologia e inovação envolve 94 escolas e representantes de 16 municípios, promovendo ciência, criatividade e inclusão
A XIII Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências – MOTIC São Leo 2025 foi aberta oficialmente nesta terça-feira (16), no Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo. O evento, que já integra o calendário oficial do município, é promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e neste ano atingiu número recorde de participantes, com 94 escolas e 254 projetos inscritos.
Durante a cerimônia, o prefeito Heliomar Franco destacou o papel da mostra na reconstrução da cidade.“São Leopoldo é uma cidade em reconstrução plena. A MOTIC foi mantida e ampliada porque é um bom projeto, que desenvolve criatividade, investigação e construção de algo importante para o futuro de todos nós”, afirmou.
Trabalho coletivo e inclusão
Representando o Sesc, parceiro do evento, a diretora Andrea Guedes comemorou a ampliação da iniciativa. “Quando ampliamos a estrutura e o número de escolas particiantes, temos a certeza de que estamos no caminho certo. É uma oportunidade de estar junto da comunidade em benefício da educação”, destacou.
Participação regional e atividades diversificadas
Além de São Leopoldo, a edição de 2025 conta com representantes de 16 municípios, incluindo Novo Hamburgo, Sapiranga, Esteio, Portão e Triunfo. A programação da MOTIC inclui Mostra de Robótica, experiências com robôs e atividades voltadas ao público neurodivergente.
O secretário de Educação, Jéferson Falcão, reforçou o compromisso da gestão municipal com a iniciação científica. “Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais ações como essa, que ampliam horizontes e estimulam a pesquisa como ferramenta de transformação social”, afirmou.
Criada pela Lei Ordinária nº 8.400/2016, a MOTIC busca incentivar a iniciação científica e tecnológica desde os primeiros anos escolares, promovendo inovação, pesquisa e integração cultural. Realizada em formato híbrido, reafirma o compromisso do município com uma educação inclusiva e conectada aos desafios contemporâneos.
A XIII edição conta com parceria do Sesc e apoio do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS).
Premiações e voto popular
Os projetos participantes concorrem a prêmios nas categorias:
-
Destaque Sustentabilidade
-
Destaque em Educação das Relações Étnico-Raciais
-
Voto Popular, escolhido pelas escolas municipais por meio de QR Code disponível nos estandes.
LEIA TAMBÉM: