Grande Mestre de xadrez veio à cidade para promover e incentivar o esporte como diversão e ferramenta de aprendizado
A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) trouxe para Novo Hamburgo nesta quinta-feira o Grande Mestre Internacional (GMI) de Xadrez Darcy Lima. Ele falou para mais de 60 professores, competidores e simpatizantes do esporte em encontro realizado no Centro Administrativo Leopoldo Petry.
A sua presença reforçou o projeto desenvolvido em algumas escolas municipais e que envolve mais de cinco mil crianças da rede. Na proposta, o jogo é usado como ferramenta pedagógica, auxiliando no raciocínio, concentração e lógica. Darcy disse que vê o esporte como um instrumento de desenvolvimento da capacidade humana.
“O xadrez aprimora a construção do conhecimento uma vez que é preciso se antecipar, prever o passo seguinte e preparar as jogadas para conseguir vencer o adversário”, afirmou Darcy.
O competidor Marcelo Konrath, de 25 anos, assistiu ao encontro sobre o esporte e disse que o jogo também funciona como uma forma de inserção social e pedagógico. “Para jogar é preciso concentração, atenção e disciplina”, afirmou.
Já a professora de Educação Física e de xadrez, Carla Koch, da escola municipal Jacob Kroeff Neto, do bairro Rincão, elogiou a iniciativa de trazer um mestre no esporte para a cidade, pois considera que a presença de Darcy estimula a prática do jogo.
“Muitas vezes, nos períodos de educação física, as crianças preferem jogar xadrez ao invés de bola”, contou. Em 2007, o objetivo é que todos os 320 alunos da escola pratiquem o esporte dentro da sala de aula.