Começa nesta segunda-feira, 27, a votação da Consulta Popular. Os eleitores poderão escolher até a próxima sexta-feira, 1º, qual área de atuação deverá receber os investimentos. Os votos são online e ocorrem pelo Portal da Consulta Popular.
O valor será repassado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) às cidades que alcançarem, ao menos, 2% de participação da sua população votante. Ivoti faz parte do Conselho Regionais de Desenvolvimento (Corede) Vale dos Sinos com outros 11 municípios. O recurso total de R$2.042.857,14 será destinado aos dois projetos mais votados.
Na cédula, os eleitores do Corede Vale dos Sinos encontrarão cinco opções para destinar o recurso. São elas:
– Assistência Social: Criação, estruturação e/ou melhorias de Centros/espaços à pessoa idosa para inclusão digital e social, aprendizagem e cursos, cuidados na região do Corede.
– Cultura: Estruturação e/ou revitalização de parques, praças e áreas histórico-culturais da região.
– Desenvolvimento Rural: Desenvolvimento da economia ambiental e agricultura familiar e orgânica.
– Turismo: Manutenção turística, conservação de parques, praças e/ou rota turística, inclusive projetos de estruturação.
– Meio Ambiente: Maior atenção à causa animal, no que tange castrações, conscientização e SAMUVET.
Como votar
Para votar, é preciso ter o domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. A votação ocorre pelo site consultapopular.rs.gov.br ou pelo número de Whatsapp: (51) 3210-3260, utilizando o nome e número do Título Eleitoral.
O eleitor poderá votar, somente, em uma proposta dentre as cédulas do Corede correspondente ao seu domicílio eleitoral. Na cédula, aparecerá o segmento seguido do projeto ou área social a ser destinado o valor.