A votação da Consulta Popular 2024 foi aberta as 7 horas desta segunda-feira, dia 02, e segue até às 23h59min de sexta-feira, 06. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao Orçamento do Estado. Além do portal on-line, os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Prioridades no Vale do Sinos
Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede) do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos, e está na Consulta com seis propostas:
– Desenvolvimento Social: qualificar/equipar espaços para pessoas idosas e/ou pessoas em estado de vulnerabilidade social, bem como centros de referência e assistência social, contemplando aquisição de insumos, equipamentos, veículos, cozinhas e/ou padarias comunitárias;
– Meio Ambiente: campanha de castração em massa para animais abandonados e projetos de controle populacional ético;
– Desenvolvimento Rural: aquisição de equipamentos e implementos para fomento à Patrulha Agrícola municipal, e agricultura familiar e/ou agroindústria;
– Esporte e Lazer: melhoria e implementação de infraestrutura de parques, praças e espaços públicos no município, e/ou estruturação de áreas de esporte, e/ou lazer, com atividades desportivas para crianças e adolescentes;
– Inovação, Ciência e Tecnologia: ampliação e consolidação de parques tecnológicos e de inovação e desenvolvimento da economia da indústria criativa e projetos de inclusão de inteligência artificial;
– Desenvolvimento Econômico: criação de um polo de desenvolvimento de parcerias público-privadas regional.
Participação em peso faz diferença
Dos seis projetos da cédula de votação 2024 do Consinos, será considerado um eleito no valor total do recurso (R$ 2.042.857,14), com execução em 2025. Serão contemplados os 12 municípios participantes da Consulta Popular 2024 (Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Portão, São Leopoldo e Sapiranga).

Neste ano, o Governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pela Consulta Popular, que em 2024 traz como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.
Como participar
Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com link disponível na página de votação.
Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.
*mais informações podem ser obtidas no site www.consinos.org.br e no Facebook do Consinos (Consinos). Acesso também no site da Universidade Feevale, link: https://www.feevale.br/…/consulta-popular-comeca-nesta…