Está será a primeira vez que deputados votarão abertamente para a cassação do mandato de um parlamentar. Político teria desviado R$ 8 mi da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os deputados federais decidirão abertamente se são favoráveis ou contrários à cassação do mandato de Natan Donadon (sem partido), condenado pela Justiça por desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia. Ação marcada para a próxima quarta-feira, dia 12, será a primeira em que os parlamentares decidirão algo do gênero sem a proteção do voto secreto.
Será a segunda vez que o mandato de Donadon fica em jogo. Ele está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde junho de 2013. Em agosto do ano passado uma votação secreta definiu que o político poderia manter o status de parlamentar. Na ocasião, não houve votos suficientes (233 a favor e 131 contras) para tirar este benefício, sendo que o mínimo exigido seria de 257 votos.
Natan Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal – STF a 13 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e por desviar quase R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia. Ainda que tenha preservado seu mandato, o deputado foi afastado, desta forma, não recebe salário, nem tem direito a gabinete ou cota de exercício parlamentar e devolveu o apartamento funcional.
Informações de Terra
FOTO: ilustrativa / Veja