Diretor-geral do IGP vai a São Paulo levar perfis genéticos de familiares do acidente da TAM
O diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Áureo Luiz Figueiredo Martins, levará nesta quinta-feira, às 14 horas, a São Paulo, perfis genéticos de parentes gaúchos das vítimas do acidente da TAM.
Serão apresentadas 55 amostras referentes a familiares de 27 vítimas. O Laboratório de Genética Forense do IGP coletou amostras de sangue e mucosa bucal e extraiu o DNA, para posterior comparação com material dos corpos que ainda não foram identificados.
Para ajudar na identificação, o IGP também está emprestando para a Polícia Técnico-Científica de São Paulo (SP) um pulverizador criogênico. O equipamento é utilizado para fazer a moagem de ossos e dentes para posterior extração de DNA. Além do RS, os laboratórios da Bahia, do Rio de Janeiro e da Polícia Federal também possuem este equipamento.
Em entrevista ao portal novohamburgo.org, o médico legista Cláudio Gonçalves, explicou os caminhos existentes para a identificação dos corpos, falou como a região vem colaborando para os trabalhos em São Paulo e ainda salientou que existe a possibilidade de alguns corpos não serem identificados.
O Laboratório de Genética Forense continua coletando amostras de familiares. Podem ser extraídos perfis genéticos de pais, mães, filhos e irmãos das vítimas do acidente. O agendamento para coleta, em Porto Alegre, pode ser feito através do telefone 3233-6477. Já o telefone do Posto Médico Legal de Novo Hamburgo é 3582-1273.