Instituição no bairro Industrial não tinha licença sanitária, apresentava más condições de higiene e já é a quarta fechada na cidade em 2025
A Vigilância Municipal em Saúde de Novo Hamburgo interditou nesta quarta-feira (3) uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) localizada no bairro Industrial. O local abrigava dez idosos e funcionava sem licenciamento sanitário. A vistoria ocorreu como parte do calendário de inspeções do Ministério Público.
Apoio institucional
A ação contou com a participação do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa (CMDCI) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDHS). Esta foi a quarta interdição de ILPI realizada pelo Município em 2025 — a anterior havia ocorrido em 18 de agosto.
Irregularidades encontradas no lar de idosos
De acordo com o relatório da fiscalização, o espaço não possuía inscrição no CMDCI nem responsável técnico habilitado. Também foram constatadas falhas estruturais, como piso quebrado, falta de conservação da cozinha e ambientes sem iluminação. O cheiro forte de urina e a ausência de um sistema de campainha para emergências agravaram a situação.
Além disso, os fiscais encontraram alimentos vencidos e mal armazenados, bem como condições gerais de higiene precárias.
Destino dos idosos
O estabelecimento foi autuado, interditado e deverá responder a Processo Administrativo Sanitário. Os idosos residentes estão sendo encaminhados, sob supervisão da SDSH, para as casas de familiares.
Como denunciar
Casos de maus-tratos contra idosos podem ser denunciados pelo Disque 100. Irregularidades em lares de longa permanência devem ser comunicadas ao CMDCI, pelo telefone (51) 3527-1887 ou pelo e-mail [email protected].
LEIA TAMBÉM: