O que já se ventilava será oficializado às 17 horas desta segunda-feira, 14: o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, deixa o PSDB e se filia ao Cidadania. O ato será às 17 horas, no escritório da deputada federal Any Ortiz, em Porto Alegre.
Lüders estava incomodado com a disputa interna do PSDB, que culminou com a intervenção estadual no Diretório local. “A política é dinâmica e não permite, na velocidade dos dias atuais, o comportamento de estanque. Se exige do político hoje, mais do que em qualquer outro tempo, uma postura que seja maior que divergências do passado ou diferenças do presente, onde nada possa abalar sua convicção do que é melhor para a sociedade”, disse por nota.
“É com muito orgulho e com imprescindível respaldo e confiança da direção do partido que me acolheu e me apresentou importante projeto de futuro que me filio ao Cidadania neste momento”, acrescentou.
Importante salientar que o vice-prefeito deixa o PSDB “sem deixar”, uma vez que as duas siglas estão federadas. “Somos uma só força em favor da democracia que defendi e defendo por toda minha trajetória. Apesar de unidos, o Cidadania tem autonomia administrativa. Autonomia que, neste momento, é importante para que possamos retomar o protagonismo dentro do cenário político.”
Justiça nega pedido de Diretório tucano
O Diretório do PSDB de Novo Hamburgo, destituído pela Executiva estadual, tentou na Justiça reverter a decisão. Mas o pedido foi negado pelo juiz Marco Antonio Preiss.
Para o advogado Everson Alves dos Santos, que representa o PSDB gaúcho, a decisão do juiz mostra que não houve irregularidades na condução do processo. “O PSDB-RS interveio, liminarmente, no Diretório Municipal de Novo Hamburgo a partir de uma denúncia relatando fatos graves e que, em tese, comprometem a democracia interna. A intervenção foi aprovada à unanimidade em reunião da Executiva Estadual. No momento, o processo administrativo aguarda o envio de defesa pelo órgão municipal, e após seguirá para análise do Conselho de Ética. Nesse sentido, recebemos com tranquilidade a decisão do Dr. Marco Antonio Preis, Juiz de Direito de Novo Hamburgo, que indeferiu o pedido liminar de anulação da intervenção.”
Assessor Jurídico deixa o Ipasem
O advogado Lucas Nascimento deixou a assessoria jurídica do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo (Ipasem). A despedida foi na sexta-feira, após seis anos na função. A partir de agora, concentra seus esforços na DN Advocacia, onde atuará ao lado da advogada Fernanda Damasceno. Lucas ainda é professor universitário.
Semana intensa em Brasília
A Prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, teve uma semana passada intensa em Brasília. Como vice-presidente de Habitação da Frente Nacional dos Prefeitos, participou de reuniões, como a com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Estava ao lado dos prefeitos do Rio, São Paulo, Aracaju, Porto Velho, João Pessoa e Manaus, na luta por uma reforma tributária mais justa, que traga melhores resultados aos municípios.
Reverência à…
…Diretoria de Transportes do Município, que alterou itinerário e retirou de trecho do sítio histórico a única linha de ônibus que ainda circulava por ali.