Obra orçada em R$ 26,5 milhões é aguardada com ansiedade por moradores de todo o Vale do Sinos. Vereadores hamburguenses foram ao local conferir o andamento dos trabalhos.
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
Congestionamentos na BR 116 nas proximidades da Rua Rincão fazem parte da rotina dos moradores de Novo Hamburgo.
Se você é motorista, conhece bem essa realidade. Pois até o final de 2010 ela deve mudar. Pelo menos é o que promete o Governo Federal com a conclusão do viaduto sobre a rodovia. A obra orçada em R$ 26,5 milhões tem prazo máximo de conclusão para fevereiro de 2011. O engenheiro responsável, no entanto, é otimista em relação a antecipação. “Nossa única variável é o clima. Nos últimos dias, por exemplo, tem chovido muito”, explica Elvio Bernardi.
O engenheiro conta que a obra é executada em uma só etapa. Portanto, as duas alças serão liberadas ao mesmo tempo, embora a do sentido Porto Alegre/Interior esteja bem mais avançada. “Inicialmente, pensávamos em liberar uma quando estivesse pronta e depois a outra. Mas pelo prazo que temos, é mais ágil fazê-las ao mesmo tempo”, justifica. Os trabalhos começaram efetivamente em fevereiro de 2009 e envolvem atualmente aproximadamente 80 operários.
ACOMPANHAMENTO
Na última quarta-feira, dia 07, os vereadores hamburguenses Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) e Ricardo Ritter (PDT) foram ao local acompanhar o andamento dos trabalhos. Saíram satisfeitos com o que viram. “Essa é uma obra muito importante não só para o desenvolvimento do Vale do Sinos, mas também para salvar vidas”, defende Ritter, que é também presidente da Comissão de Obras do legislativo. “Pelo que conversamos com o engenheiro responsável, os prazos devem ser cumpridos.
O relato de Luiz Carlos Schenlrte é de um pai que por pouco não perdeu um filho em acidente no cruzamento entre a BR 116 e a Rua Rincão. “Muitas vidas já foram ceifadas neste local e certamente a comunidade de todo o Vale do Sinos tem muito a ganhar com essa obra”, comemora. Há cerca de cinco anos, seu filho atravessava a BR 116 trafegando de carro pela Rua Rincão quando um motorista em alta velocidade passou o sinal vermelho na rodovia e causou um grave acidente.
FOTOS: Fernanda Feltes/AI-CMNH