O projeto da Horta Comunitária recebe mais um parceiro, alunos da Feevale, podendo beneficiar ainda mais cidadãos carentes do município
Um pré-vestibular cheio de metas. Possuir 90% de índice de aprovação em universidade, escolas técnicas e Enem, ser gratuito e ministrado por voluntários. Esse é o projeto implantado pela ONG Horta Comunitária Joanna de Ângelis em Novo Hamburgo, desde 2003. Para melhorar, conseguiu mais um parceiro de ensino.
A Feevale vai integrar o pré-vestibular através do projeto de extensão “Produção de textos e construção de identidade”, coordenado pela professora Simone Daise Schneider, do curso de Letras.
A nova voluntária vinda pela parceria com a universidade, Letícia Kerber, 20 anos, dá aulas de português e literatura, no curso que é oferecido na escola estadual Ignácio Plangg, no bairro Canudos. Cerca de 30 alunos fazem o cursinho. A metodologia estratégica se dá através de aulas expositivas dialógicas, dinâmicas, com grupos de estudo, pesquisas bibliográficas, leituras e provas simuladas.
A estudante Letícia Kerber confessa que sempre se interessou por trabalhos voluntários, ainda mais, os que envolvem a experiência de estar à frente de uma sala de aula. Aluna do 1º semestre, já está em busca de experiência profissional. “Como estou iniciando no curso, preciso desta experiência, e este contato com alunos de perfis tão variados me traz uma grande bagagem. Estou adorando e recomendo a prática” relata a aluna-professora.
Uma das alunas é Luciana Silva, 25 anos, moradora do bairro Canudos. Ela estava a sete anos sem estudar e agora faz seu primeiro curso pré-vestibular. “Quero prestar vestibular para Administração de Empresas, por que já trabalho na área e as oportunidades são melhores para quem estuda”, diz Luciana.
O jovem Rodrigo Corrêa de Andrade, 16 anos, está concluindo o Ensino Médio e já cursa o pré-vestibular. “Gosto muito do curso, aqui podemos trocar experiências, além de ser um reforço para as aulas. Quero fazer administração porque me identifico com a área, e pela questão financeira”, argumenta o estudante.
Vagas para alunos e voluntários
A presidente e coordenadora dos projetos da Horta Comunitária, Laura Prunch, explica que pela grande procura, o pré-vestibular funciona também na sede da ONG.
“Nós temos uma demanda muito grande de alunos interessados pelo curso, sempre precisamos de voluntários. Hoje, temos várias situações: voluntários da comunidade, ex-alunos do próprio curso ou mesmo estudantes, como a Letícia”, comenta Laura.
Para fazer parte do listão dos voluntários deve-se entrar em contato com a Horta, pelo email [email protected], ou pelo telefone 3587-1916. Os interessados em cursar o pré-vestibular devem seguir o mesmo caminho. As matrículas já estão abertas.