Vai à votação na terça-feira projeto que autoriza a proibição do trânsito de veículos “estranhos” aos moradores
Veículos considerados estranhos aos moradores podem ser impedidos de transitar em ruas “sem saída” em Novo Hamburgo. A Câmara Municipal analisa em votação única na próxima terça-feira projeto do vereador Renan Schaurich (PTB) que autoriza o fechamento destas vias.
Segundo a proposta, as ruas devidamente identificadas como “sem saída” podem ser trancadas com portões, cancelas ou correntes, sendo permitida somente a passagem de veículos de moradores ou visitantes. O acesso aos pedestres não sofreria modificações.
O motivo da proposta, segundo Renan, é a insegurança. “A violência já é algo que passou a fazer parte de nosso cotidiano, e, obrigatoriamente, temos que conviver com ela, pois a cada dia que passa, aumenta o desnível social, a marginalidade, a delinqüência, e com eles vai aumentando o perigo de assaltos, agressões, etc.”, justifica o projeto.
O parlamentar entende que o fechamento da rua sem saída seria uma medida que amenizaria em parte o problema do desemprego, bem como traria economia para o Município no que se refere à manutenção destas ruas, já que as comunidades poderiam se organizar, empregar pessoas e responsabilizarem-se pela manutenção e conservação da via.
“Pensamos que os moradores poderão organizar-se em forma de condomínio horizontal ou associação e, através de autorização municipal, assumirem a manutenção e conservação do local promovendo: manutenção de passeio público, limpeza, capina, varrição, iluminação pública e ajardinamento, com a adoção destes locais”, finaliza.