Nesta quinta-feira, dia 24, os hamburguenses preocupados com o futuro do Município devem lotar o Plenário da Câmara de Vereadores. Especialmente engenheiros, arquitetos, empreendedores, corretores de imóveis e defensores do patrimônio histórico e meio ambiente. É que nesta data ocorre a audiência pública final da Comissão Especial criada pela Câmara de Vereadores para debater o novo Plano Diretor do Município. Desde junho foram realizadas várias reuniões com grupos temáticos. Agora chegou a vez do fechamento.
A comissão é presidida pelo vereador Gustavo Finck (PP), que presidiu os encontros anteriores. O que se viu foi uma resistência dos participantes com alguns aspectos, entre eles a mudança na tabela de índice construtivo. Entendimento é que, se for aplicado o que prevê o estudo inicial, muitos investimentos vão se tornar inviáveis e poderá haver migração para municípios vizinhos.
Para se ter uma ideia, a empresa contratada para fazer o estudo propôs índice 1 em toda a cidade. Depois da audiência pública, aumentou para 1,5. Enquanto isso, Campo Bom, Sapiranga e Estância Velha aplicam a tabelas com possibilidade de índice 6 e até mais.
Uma pequena correção
Tucano de Novo Hamburgo incomodado com a situação do partido, alvo de intervenção da Executiva estadual, faz uma correção. Diz que o Diretório não foi dissolvido e sim a Executiva local afastada por 60 dias. Neste período, a comissão interventora, só com filiados de outros municípios, assumiu para averiguar a situação. Ok, não foi dissolvido, mas é como se fosse, já que o atual mandato se encerra no final deste mês.
Finck é pré-candidato
Por aqui ele já vinha falando. Agora tem o aval do comando estadual do PP: o vereador Gustavo Finck é pré-candidato à Prefeitura de Novo Hamburgo. A oficialização ocorreu durante a convenção estadual do partido. Ao lado de lideranças progressistas, como o recém eleito presidente estadual do partido, deputado federal Covatti Filho, do Secretário Estadual do Turismo Vilson Covatti, do deputado estadual Issur Koch e de membros da executiva estadual Finck recebeu o “ok” da sigla para seguir construindo sua caminhada.
E Sapiranga, hein?
Há anos investigação do Ministério Público Federal busca a origem do patrimônio de importante liderança política local. Esta semana o procurador da República Celso Tres, que recebeu as denúncias, disse que vai ajuizar ação por improbidade. Outro órgão que deve investigar é a Polícia Federal.
Reverência ao…
…líder comunitário Pedrinho de Oliveira, o verdadeiro “vereador sem mandato”. Esta semana ocupou a Tribuna da Câmara pela quinta vez este ano. E fez um relato de viagem recente a Brasília. Na capital federal, esteve com senadores e deputados. E, claro, falou muito do bairro Canudos, onde mora.