A declaração do Imposto de Renda 2025 começa em 15 de março e vai até 31 de maio, e os contribuintes de Novo Hamburgo podem destinar parte do valor devido para fundos municipais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos, sem custo adicional.
A contribuição pode ser feita ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa (CMDCI).
Segundo o presidente do CMDCA, Carlos Spengler, a doação é um momento de exercício da cidadania. “Novo Hamburgo tem a capacidade de manter entre R$ 8 a R$ 10 milhões em destinação. No entanto, só conseguimos captar entre 10% e 15% deste valor. O restante vai para o governo federal, que faz a distribuição”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Reajuste da Comusa será escalonado e terá desconto inicial
Como destinar a doação
- No modelo completo da declaração, acesse “Doações diretamente na Declaração”.
- Escolha “Estatuto da Pessoa Idosa” ou “Criança e Adolescente”.
- Selecione o fundo municipal e o município de Novo Hamburgo. O sistema exibirá automaticamente o CNPJ e o valor que pode ser destinado.
- Gere o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), imprima e pague até o prazo final.
- Para direcionar o valor a uma entidade específica, informe o CMDCA ou CMDCI por e-mail.
Doação direta via depósito
Também é possível doar ao longo do ano, transferindo até 6% do imposto devido (pessoa física) ou 1% (pessoa jurídica) para os fundos municipais. O depósito pode ser feito via transferência bancária ou PIX:
- Fundo da Criança e Adolescente: CNPJ/PIX: 18.911.844/0001-50
- Fundo do Idoso: CNPJ/PIX: 22.577.689/0001-54
O comprovante deve ser enviado ao conselho responsável para emissão do recibo e para garantir que o valor seja informado à Receita Federal.
A lista completa de entidades que podem receber os recursos está disponível junto aos conselhos municipais. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] (CMDCA) ou [email protected] (CMDCI).
LEIA TAMBÉM: Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel é reinaugurada com trilhas e educação ambiental