Sistema que seleciona candidatos conforme desempenho no Enem será utilizado por 37 institutos em 70% das vagas disponíveis.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Assim como as universidades federais, os institutos federais de educação tecnológica (antigos Cefets) também vão destinar mais vagas para o Sistema de Seleção Unificada – SiSU, na comparação com a seleção do início deste ano.
O sistema, criado pelo Ministério da Educação – MEC, seleciona os candidatos conforme seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, cuja edição 2010 acontece nos dias 06 e 07 de novembro. As inscrições já se encerraram.
Serão pouco mais de 17 mil vagas – ou 70% das 24,6 mil disponíveis nos institutos- reservadas a quem pretende usar apenas o Enem para ingressar no ensino superior.
Além dos cursos superiores de tecnologia, que duram de dois a três anos e têm formação mais específica, também são oferecidos bacharelados e licenciaturas. Em um ano, a oferta via Enem praticamente dobrou. Na seleção do início do ano, eram 9.026 vagas em institutos.
INSTITUIÇÕES – O que também cresceu foi a adesão das instituições ao sistema. No ano passado, dos 38 institutos, 25 usaram o desempenho no Enem como critério de seleção para todas ou parte de suas vagas. Neste ano, esse número pulou para 37. A participação só não será total porque o instituto do Amapá tem apenas cursos de nível médio.
Os dois Cefets que ainda existem, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, também aderiram ao SiSU. Os outros viraram institutos federais por uma questão estrutural dos cursos.
Informações de Folha.com
FOTO: reprodução