A imunização gratuita contra a bronquiolite para gestantes está disponível nas Unidades Básicas de Saúde na cidade de Ivoti, em dose única para proteger recém nascidos
A partir desta semana, as gestantes de Ivoti podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para receber a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal agente causador da bronquiolite em bebês. O imunizante, que tem aplicação em dose única, já está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seguindo a chegada das primeiras remessas ao Rio Grande do Sul.
A vacinação é destinada a mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação, sem limitação de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde. A imunização na gestação ajuda a proteger o bebê nos primeiros meses de vida, período em que infecções respiratórias podem ser mais graves.
O VSR é responsável peça maior parte de casos de bronquiolite e também podem causar pneumonia em crianças pequenas. A proteção começa já no útero, quando a mãe produz anticorpos que passam para o feto através da placenta, o que torna a vacinação materna uma estratégia muito importante para reduzir internações e complicações respiratórias nos primeiros meses do bebê.
Gestantes interessadas em se imunizar devem procurar a UBS de referência ao município e apresentar um documento com foto, o cartão do SUS e o cartão de gestante. A vacina está disponível em todas as salas de vacinação das unidades de saúde de Ivoti.
Locais de vacinação de segunda a sexta-feira
UBS Central, Horário: 08h às 18h (sem fechar ao meio-dia)
UBS Jardim Panorâmico, Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
UBS Bom Pastor, Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
UBS Jacob Schneider, Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
O que é Bronquiolite
A bronquiolite é uma infecção que atinge os bronquíolos, que são as menores vias respiratórias dos pulmões. Ela é mais comum em bebês e crianças pequenas, especialmente nos primeiros dois anos de vida. O principal causador é o vírus sincicial respiratório (VSR), que provoca inflamação e acúmulo de muco, dificultando a respiração. Os sintomas costumam incluir tosse, chiado no peito, dificuldades para respirar e, em alguns casos, febre. Embora muitos quadros sejam leves, a bronquiolite pode evoluir para situações mais graves, por isso a prevenção e o acompanhamento médico são tão importantes.
LEIA TAMBÉM: Estudantes de Sapiranga se destacam na etapa nacional da Olimpíada de Empreendedorismo e conquistam medalhas
