Leitores do Valedosinos.org voltaram a contatar a reportagem sobre a situação da dengue, que vem superlotado os serviços de saúde de Novo Hamburgo e no Vale do Sinos.
Desde o final da semana, o DuduNews vem recebendo informações de lotações na UPA Canudos, Centro, hospitais privados, além da UPA Scharlau, em São Leopoldo. No sábado, um hamburguense relatou ter esperado quase 13 horas para ser atendido na UPA Centro. No domingo, outra moradora relatou ter esperado quase a tarde inteira para conseguir atendimento.
Outros relatos também chegaram sobre o atendimento na UPA Canudos. Segundo a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), e as coordenadoras das UPAS, as equipes estavam completas neste final de semana.
Nos hospitais da Unimed e Regina, também houve fila de atendimento no final de semana, por tamanha explosão da dengue.
Na UPA Scharlau, em São Leopoldo, uma leitora reclamou da falta de médicos. “Várias pessoas passando mal e superlotação”, disse ela. A prefeitura de São Leopoldo está mobilizando a saúde para reverter a lotação. Médicos estão sendo contratados.
RELATO
Uma hamburguense, com dengue, relatou a doença: “A febre passa de 39°, intensa dor de cabeça à prostração, dores intensas nos braços, pernas, pés, pescoço. É insuportável a dor que se sente ao piscar os olhos e uma sonolência sem fim. Você não consegue manter uma conversa saudável, nem ser coerente quando responder uma mensagem no Whatsapp”, relatou ela. ‘Finalizo pedindo paciência aos que convivem com os pacientes de dengue, a coisa é feia mesmo e ninguém inventa sintomas para essa maldição”, encerra.
RELATOS
Outros hamburguenses também vêm relatando sobre Mato alto e muita água parada. Um leitor enviou imagens (foto em destaque) da rua Rio Purus, esquina com Rua Rio São Francisco, no bairro Liberdade. Lá, segundo ele, há muitos focos do mosquito.
Outros leitores também enviaram fotos do bairro Rondônia, com piscina parada, e Mato alto em praças da cidade, como no Parque Augusto Wolf.
A prefeitura está com agentes nas ruas. Eles estão conferindo todas as situações. Sempre é bom fazer sua parte, não mantendo água parada, cuidando com vasos e pneus, e, principalmente, evitando mato alto. Além disso, protocolos para a prefeitura sobre esses casos basta ligar 3097-9410.
