Fechada desde janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Sapiranga reabriu na segunda-feira (2), após reforma estrutural. Durante os quase seis meses de obras, os atendimentos foram transferidos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
A UBS Centro recebeu os atendimentos de urgência e emergência. A UBS São Luiz teve o horário estendido até meia-noite durante o período e, agora, passa a atender até 21h de forma permanente.
Inaugurada em 2012, a UPA nunca havia passado por uma reforma profunda. Em 2023, uma enchente acelerou a deterioração da estrutura. A obra custou R$ 972,7 mil, sendo R$ 500 mil de emenda parlamentar e o restante do caixa da prefeitura.
LEIA TAMBÉM: Ivoti celebra Dia dos Namorados com Feira na Colônia Japonesa
O prédio foi ampliado para 1.057 m². A recepção foi remodelada e ampliada, a fachada revitalizada, e todo o piso interno substituído. Também foram construídas uma nova casa de máquinas para o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e reparados problemas como infiltrações e rachaduras.
Melhora no atendimento
Coordenadora da UPA, Fernanda Diniz Flores afirma que a melhoria já é perceptível. “O espaço físico para nós é essencial pela demanda de pacientes. Então, essa melhoria acaba sendo tanto um respeito para o usuário, quanto para o profissional que aqui atua.”
“Aqui conseguimos fazer a classificação de risco com os pacientes, eles ficam adequadamente mais alojados, aguardando por exames, e os funcionários conseguem ter uma organização melhor”, explica Fernanda.
LEIA TAMBÉM: Campo Bom promove sessão gratuita de yoga no Parcão