A Unisinos foi selecionada no Programa Petrobras Socioambiental 2023 e recebeu um aporte financeiro significativo de R$ 8,5 milhões. A instituição gaúcha se juntou a um seleto grupo de projetos que visam promover transformações socioambientais nas comunidades localizadas nas áreas de atuação da Petrobras. O programa, que prevê um investimento total de R$ 212 milhões, contemplou 31 projetos socioambientais em todo o Brasil, com destaque para as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.
A cerimônia de anúncio, realizada no Rio de Janeiro, contou com a presença do professor Luiz Rohden, Decano da Escola de Humanidades da Unisinos, que enfatizou o compromisso da universidade com o desenvolvimento sustentável e o progresso social. Sob o título “Educar para crescer: uma abordagem transversal entre direitos humanos, inovação e sustentabilidade”, o projeto da Unisinos se encaixa na categoria de “Educação” do programa Petrobras Socioambiental.
O projeto da Unisinos tem como objetivo principal promover sistemas agroflorestais como uma estratégia para a produção de alimentos, ao mesmo tempo em que contribui para a recuperação de ecossistemas florestais, preservação da biodiversidade e melhoria na qualidade de vida das comunidades envolvidas. Esta iniciativa abrange uma série de atividades, incluindo:
- Formação Continuada: Professores, gestores públicos e instituições educacionais serão capacitados para implementar práticas sustentáveis em suas atividades, com foco em sistemas agroflorestais.
- Parques Naturalizados: A criação de parques naturalizados visa não apenas proporcionar espaços de lazer para as comunidades, mas também promover a conservação da natureza.
- Educação Socioambiental: Crianças, jovens e suas famílias serão envolvidos em ações educativas que destacam a importância da preservação ambiental.
- Capacitação de Grupos Vulneráveis: O projeto se compromete a capacitar grupos vulneráveis, incluindo mulheres, refugiados, migrantes em situação de vulnerabilidade, bem como a comunidade afrodescendente e indígena.
A execução dessa iniciativa ocorrerá nos municípios de Esteio e Canoas, no Rio Grande do Sul, e será uma colaboração entre diversos projetos sociais da Unisinos, incluindo aqueles ligados à Escola de Humanidades, ao Instituto de Educação, ao Programa Tarin e a outras Escolas da Universidade, assim como seus subprojetos. Estudantes de graduação e pós-graduação terão a oportunidade de participar ativamente desse processo.