Novo Hamburgo encabeça nova rede de restaurantes que cria pólo gastronômico no Vale do Sinos
Pelo menos 18 restaurantes de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom e Dois Irmãos estiveram representados em reunião ocorrida nesta terça-feira, na Feevale, para participar do lançamento de uma rede de empresários do segmento de restaurantes. A rede formará o pólo gastronômico da região.
Conforme a consultora da Feevale junto ao grupo, Tatiane Simfronio, a rede está ainda em formatação jurídica e aceita o ingresso de empresas dos vales do Sinos, Caí e Paranhana durante o próximo encontro, agendado para terça-feira, dia 21, às 16h. “Num primeiro momento, haverá explanação da proposta para os novos parceiros e, logo em seguida, terá início a formatação jurídica da rede”, adianta.
Entre os empresários que aderiram à idéia, há esperança de crescimento dos negócios. Para o proprietário do restaurante e pizzaria Girassol, Matheus de Boni, a expectativa é de que esse movimento aumente o poder de barganha do grupo e que todos ganhem.
Já César Corrêa da Silva, do restaurante O Bifão, lembra que o consumidor mudou, o mercado mudou, está mais seletivo e as empresas precisam se ajustar com seus custos para poder oferecer preços mais competitivos. “Uns empresários sentiram mais que os outros os impactos dessa nova realidade mercadológica, porém, todos estão tendo que trabalhar muito mais para poder continuar servindo os clientes”, afirma.
Pelo menos quatro entidades enviaram representantes para apoiar o lançamento da rede de associação em restaurantes. São elas: ACI, Sebrae, Sindicato dos Proprietários de Restaurantes do Vale do Sinos e Feevale.
A gestora de projetos do Sebrae nos vales do Sinos e Paranhana, Adriana dos Santos, afirma que o Sebrae trabalha pelo crescimento conjunto das empresas. “A formação de rede é um passo adiante do projeto Empreender, que o Sebrae já difundiu na região” diz. Ela adianta que estará gerindo dentro do Sebrae, em São Leopoldo, o projeto gastronômico do Vale do Sinos – uma parceria entre empresas, Unisinos, Sebrae e prefeituras da região.
O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Renato Sebastião Correa da Silva, destaca que a participação da entidade visa aglutinar os patrocínios e outras representações, que se fizerem necessárias, para levar adiante a integração dos associados.
As empresas participantes
Novo Hamburgo: Firenze, Rodapizza Kronhardt, O Bifão, Girassol, Garfão, Confeitaria Bier, Portal Restaurante e Pizzaria, Só Bifes, Solarium Restaurante, Sabor ao Prato e Büffet Paulinho Pillatti.
São Leopoldo: Café Bowlevard e Spaço Raro.
Dois Irmãos: Shopping Portal e Fogão a Lenha.
Campo Bom: Verde e Branco, Clube Oriente e Buffet Giongo