O início da operação será em abril de 2024, mas a comemoração precisa ser agora. Ao anunciar, semana passada, o encerramento da licitação do transporte coletivo, a Prefeitura de Novo Hamburgo deu um passo que se esperava há pelo menos duas décadas. O cidadão precisa de um serviço ágil, de qualidade, atrativo. E o que é mais importante: com passagem integrada dentro de um período delimitado.
Cansei, nestes meus tempos de jornalismo, de fazer reportagens sobre abertura do edital de licitação, suspensão do edital. Isso por quatro prefeitos, desde José Aírton dos Santos, passado por Jair Foscarini, Tarcísio Zimmermann e Luis Lauermann. Só neste sete anos de governo Fatima foram quatro tentativas.
Acompanhei, de perto, o esforço das pessoas envolvidas nesta que, aposto, foi a mais difícil das licitações do Município até hoje. E arrisco a dizer: só saiu porque, além do comprometimento de servidores e CCs, teve o acompanhamento técnico do Tribunal de Contas do Estado.
Inegável que a administração Fatima Daudt entra para a história por algumas conquistas. A citar: a licitação do lixo, a licitação das bancas, a licitação dos ônibus, a revitalização do Centro.
Sobre os ônibus, quem ganha mesmo é o cidadão.
Presidente do TCE em Novo Hamburgo
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, estará em Novo Hamburgo nesta terça-feira, 14. Fará palestra durante reunião-almoço promovida pelo Sindilojas-NH. Gestores públicos de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Estância Velha confirmaram presenças. Postal vai falar, por exemplo, dos R$ 1,7 bilhão de dinheiro público economizados no Rio Grande do Sul ano passado, só na fiscalização das licitações.
Criação do PRD abre janela
A aprovação, semana passada, da criação do Partido Renovação Democrática (PRD), fusão entre PTB e Patriota, cria janela de transferência para que filiados dos dois partidos, se não quiserem aderir à nova sigla, possam buscar novo destino. Vale para detentores de mandato, que não se enquadrariam na infidelidade partidária.
Em Novo Hamburgo, o PTB tem dois vereadores: Ito Luciano e Cristiano Coller. Nenhum fica no PRD. Ito trabalha na estruturação do Podemos. Já Coller está próximo do PP.
O Vale, segunda edição
Já circula a segunda edição do jornal O Vale. Muito conteúdo exclusivo e uma essência: ajudar a encontrar caminhos para que a região tenha um futuro promissor.
Reverência à…
…Viação Santa Clara, que venceu a licitação dos ônibus de Novo Hamburgo e anunciou que poderá absorver parte da mão de obra das atuais concessionárias.