Tem início nesta segunda a Semana de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, doença que registrou 115 casos em 2006 no município
Inicia nesta segunda-feira a Semana de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, que vai até o dia 24 em todo o Brasil. Em Novo Hamburgo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) buscará detectar pessoas com sintomas respiratórios e encaminhar os casos suspeitos para o exame de escarro.
“Todas as UBSs estarão à disposição da comunidade com uma atenção a mais. Quem estiver com tosse há mais de três semana é aconselhável procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico”, afirma a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde Solange Shama.
A Semana foi instituída pela Organização Mundial da Saúde em 1982, pela passagem dos 100 anos da descoberta, pelo médico Roberto Koch que descobriu o bacilo de Koch, micróbio causador da doença. A iniciativa tem por objetivo promover uma reflexão sobre o tema bem como esclarecer e informar a comunidade sobre a prevenção e os principais sintomas e tratamento.
A tuberculose é uma doença infecciosa contagiosa, cuja transmissão se dá por via respiratória. O diagnóstico e o tratamento resultam na prevenção de muitas pessoas, já que um paciente com tuberculose pulmonar, se não tratado, pode contaminar aproximadamente 10 pessoas por ano. O tratamento é disponibilizado gratuitamente em qualquer UBS. O grande impasse é sua duração, podendo levar até seis meses.
“Se o paciente usar corretamente a medicação pelo tempo prescrito a chance de cura é de 100%”, diz Solange.
Segundo relatório da Secretaria Estadual de Saúde, Novo Hamburgo é um dos que mais registra casos da doença no Rio Grande do Sul. Em 2007, foram diagnosticados 115 casos. A doença é ainda a causa principal de morte por infecção de jovens e adultos no mundo, chegando a matar, em 2006, mais de 2 milhões de pessoas.
Relação com a Aids
Uma questão que está sendo abordada é a relação da Aids com a tuberculose, já que a doença é uma das primeiras complicações entre os infectados pelo HIV. No Brasil, 27% dos casos de Aids, em pessoas acima de 15 anos, apresentam tuberculose. No ano passado, no RS, 695 pacientes com diagnóstico de tuberculose apresentaram infecção pelo vírus da Aids.
Sintomas da tuberculose:
*tosse por mais de 20 dias e com posterior escarro com sangue;
*perda de peso;
*falta de apetite;
*dor no peito;
*febre;
*sudorese noturna;