O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai enviar 6.500 urnas eletrônicas para o Rio Grande de Sul, para utilização nas Eleições Municipais de 2024. A quantidade enviada é suficiente para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) prepare com tranquilidade as eleições de outubro, enquanto as urnas armazenadas no galpão atingido pelas enchentes sejam avaliadas.
O primeiro lote, com 1.926 urnas, em duas carretas, que chegarão até sexta-feira, dia 16. Um segundo comboio de caminhões com mais 1.393 urnas está previsto para sábado, 17. Os dois últimos lotes, com 3.181 urnas, serão coletados nos dias 22 e 23 de agosto e chegarão ao destino até os dias 29 e 30.
Novo depósito em Canoas
As urnas eletrônicas serão armazenadas em galpão instalado no município de Canoas, localizado a aproximadamente 14 quilômetros da Capital, já que o depósito mantido pelo TRE em Porto Alegre foi severamente atingido pelos alagamentos de maio. A distribuição dos equipamentos é um compromisso da Justiça Eleitoral, que assegurou ter uma reserva técnica em número suficiente para repor as urnas eventualmente danificadas.
Prazo para candidaturas
A eleição municipal será no dia 6 de outubro, em 1º turno; com eventual 2º turno em 27 de outubro. Na quinta-feira, 15, encerra o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024. Para que possam disputar as eleições, candidatas e candidatos devem ter sido escolhidos em convenções partidárias, cujo prazo encerrou em 5 de agosto. Além disso, devem cumprir as condições de elegibilidade e não se enquadrar em qualquer das causas de inelegibilidade previstas em lei.