O governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira, dia 08, a expansão da oferta de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral para o ano letivo de 2025. Em Novo Hamburgo o sistema será implantado nos colégios estaduais Senador Alberto Pasqualini e Vila Becker, e no Instituto Estadual Madre Benicia. A ampliação alcançará mais 90 instituições de ensino em 68 municípios, elevando para 296 o número de educandários da Rede Estadual com esta metodologia, dobrando o que havia em 2023.
Essa escola é caracterizada pelo aumento da carga horária aos estudantes, em currículo com novos componentes como: projeto de vida; estudos orientados; trilha de qualificação profissional; iniciação científica; disciplinas eletivas e práticas experimentais; além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria. Como forma de garantir a permanência, o programa promete saúde e bem-estar com quatro refeições diárias para cada estudante.
Também receberão a ampliação na Grande Porto Alegre: em Sapucaia do Sul a E.E.E.M de Olaria Daudt; em Canoas, E.E.E.M. Guilherme de Almeida; e em Esteio, E.E.E.M. Professora Maria Sirley Vargas Ferraz.