Parte do recurso a ser obtido com o apoio da bancada gaúcha será investido no trecho São Leopoldo a Novo Hamburgo
A Trensurb conseguiu fazer com que uma das 14 emendas da bancada gaúcha no Congresso Nacional, dentro do Plano Plurianual 2008-2011, do Governo Federal, seja para implantação do metrô em Porto Alegre – Linha 2 – e também a extensão entre São Leopoldo e Novo Hamburgo – Linha 1 , com a destinação de uma verba de R$ 1 bilhão.
O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, acompanhou a reunião da bancada, realizada em Brasília, e vibrou com a decisão: “Esta emenda, consensuada entre os 31 deputados federais e três senadores do Estado, é o primeiro passo concreto que os gaúchos dão no sentido de preparar a Região Metropolitana de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014.”.
Arildo destacou também que a redação da emenda, ver íntegra do texto abaixo, não impede que a Trensurb possa dar continuidade à extensão da Linha 1 até Novo Hamburgo. “Sabemos que havia o receio da comunidade de Novo Hamburgo de que, com a destinação de recursos para o metrô de Porto Alegre, abandonássemos a extensão, mas a redação assegura que, se for o caso, possamos ter as duas frentes de obras em andamento ao mesmo tempo”, explicou o presidente da Trensurb.
O empresário contou, ainda, que a empresa não desistiu de convencer o Tribunal de Contas da União a autorizar a liberação das obras para aquele município, cujo processo está sob análise desde 2001.