A Trensurb comercializou 4.600 bilhetes unitários com QR codes durante os novos testes da tecnologia. Eles foram realizados entre os dias 15 e 19, das 10h às 16h, na Estação Mercado, em parceria com a Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (ATP), de forma integrada ao atual sistema de bilhetagem SIM/TRI, com aproveitamento de recursos e processos já implantados. Os testes similares realizados em março e abril foram feitos em parceria com o consórcio TEU.
A bilhetagem via QR code, ou código QR (sigla do inglês quick response – resposta rápida), é uma solução inovadora, que proporciona agilidade aos usuários do transporte público e redução de custos operacionais. Os testes foram desenvolvidos sem custos para a Trensurb.
Superintendente de Desenvolvimento Comercial da Trensurb, Euclides Reis afirma que os testes foram “um passo importante para a consolidação de novas tecnologias e modernização do sistema de bilhetagem eletrônica que está em curso”. O gestor relata que a empresa trabalha na “contratação definitiva do conjunto de tecnologias e inovação que proporcionará facilidade ao usuário para compra e acesso de créditos, possibilitando agilidade no deslocamento integrado na Trensurb e região metropolitana”.
A substituição dos cartões de passagem unitária por bilhetes com QR codes é uma das mudanças que deve fazer parte da contratação definitiva. Outras melhorias em estudo incluem terminais de autoatendimento, recarga online dos cartões de passagem antecipada e sistema de reconhecimento facial. O objetivo da Trensurb é que as novas funcionalidades comecem a ser implantadas no segundo semestre de 2017.
Foto: Diego Nuñez/Trensurb