Na última quarta-feira (14), uma equipe da segurança metroviária da Trensurb realizou a entrega, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) de Canoas, de mercadorias apreendidas em ações de combate ao comércio indevido no metrô nos últimos 45 dias. A SMDE mantém um termo de cooperação técnica com a empresa. Foram apreendidas 2.424 mercadorias: 206 cabos micro USB, 114 porta-cartões, 102 fones de ouvido, 564 torrones, 189 alfajores, 163 carteiras, 61 relógios, 523 pacotes de balas de goma, 48 cartões, 93 embalagens de gomas de mascar, 41 chocolates, 26 embalagens de balas tipo drops, 12 barras de cereais, 15 pacotes de pastilhas, 184 marca-páginas e 83 embalagens de pipoca.
O material apreendido passa agora por uma triagem. O que for perecível é descartado devido a possíveis riscos à saúde de eventuais consumidores. O restante dos produtos podem ser retirados pelo ambulante na SMDE desde que comprovada sua origem por meio da apresentação de documentos, como notas fiscais. Por se tratar de comércio ilegal, ele também deve pagar multa para retirar as mercadorias. Se não houver a procura desses produtos não perecíveis por parte dos vendedores, eles são doados a entidades assistenciais do município.
Cooperação dos usuários
O comércio não autorizado de produtos nos trens e estações, bem como a mendicância, são proibidos pelo regulamento do usuário do metrô, além de serem motivo de reclamações diárias recebidas pela Central de Atendimento ao Usuário da Trensurb. A fim de desestimular essa prática, a empresa faz um apelo para que os usuários do sistema nunca comprem nada de vendedores irregulares nem deem esmola nos trens e estações. Os passageiros podem denunciar o comércio irregular, a mendicância e o uso indevido do metrô – além de entrar em contato em casos de emergência – enviando SMS para (51) 98463-9863 ou ligando para (51) 3363-8026. Ambos os números estão disponíveis 24 horas por dia.
Foto: Artur Colombo/Trensurb