Vereadores se reúnem com a governadora na segunda-feira para formalizar união por verbas para o trem
A próxima semana será decisiva para a vinda do trem. A Comissão Especial Pró-Trensurb, da Câmara Municipal de Vereadores agendou uma audiência com a governadora Yeda Crusius para segunda-feira, dia 16, às 14h30min, no Palácio Piratini. Em pauta, estará a extensão da Linha 1 do metrô até Novo Hamburgo.
Nesta semana, ao participar de reunião com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, em Brasília, Yeda afirmou que o Estado pressionará o governo federal para que a obra saia do papel. “Vamos continuar buscando solução para ações em conjunto com o governo federal, como é o caso da ampliação da Trensurb”, afirmou a governadora.
Outra data importante para a definição sobre o metrô é a próxima quarta-feira, dia 18, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá reaver o processo de licitação, trancado desde 2001. Alguns vereadores integrantes da Comissão Especial Pró-Trensurb, apresentaram requerimento manifestando a intenção de ir a Brasília. A expectativa é de que a obra seja finalmente liberada.
Conforme o vereador Ralfe Cardoso (PSOL), que preside a Comissão Pró-trensurb, a provável data da votação foi informada pelo presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), Marco Arildo Prates da Cunha.
“Estamos no momento mais importante do processo. Mais do que nunca a sociedade precisa reforçar a representatividade dessa obra para o desenvolvimento do Vale dos Sinos”, destaca Ralfe.
A estimativa é que a extensão do Trensurb de São Leopoldo a Novo Hamburgo pode beneficiar até 50 mil novos usuários por dia, com a construção de nove quilômetros de trilhos e quatro estações.
Em 22 de maio, o presidente do TCU, ministro Walton Rodrigues, garantiu que a votação do processo seria agilizada. “Posso me comprometer a colocar o assunto na minha lista de prioridades”, afirmou na oportunidade.